Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Pedagógicos e Legislação
Módulo I
BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil (1988). (Artigos 5º, 6º; 205 a 214). (videoaulas/ebook) / BRASIL. Lei nº
8.069, de 13-07-1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente e dá
outras providências. (Artigos 1º a 6º; 15 a 18-B; 60 a 69). (videoaulas/ebook)
/ Lei municipal nº 8119, de 29 de março de 2007 - Dispõe sobre alteração de
dispositivos da lei nº 4.599, de 6 de setembro de 1994, que estabelece o quadro
e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba e
dá outras providências. (ebook) / Decreto Municipal nº 22.120/15, de 28 de
dezembro de 2015 - Dispõe sobre regulamentação de estágio probatório, e dá
outras providências. (ebook) / BRASIL. Parecer CNE nº 14/2017 - Normatização
nacional sobre o uso do nome social na educação básica. (ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 19 de
janeiro de 2018 - Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos
registros escolares. (ebook) / Decreto Municipal nº 24.392/18 - Normatiza o uso
do nome social - Dispõe sobre o direito ao uso e tratamento pelo nome social de
pessoas travestis e transexuais nos registros municipais, estabelece parâmetros
para seu tratamento no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências.
(ebook) / BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 4/2017, de 4 de julho de 2017 – Diretrizes
operacionais para os procedimentos administrativos de registro de dados
cadastrais de pessoa natural, referentes aos estudantes e profissionais de
educação que atuam em instituições públicas e privadas de ensino de Educação
Básica e de Educação Superior em todo o território nacional. (ebook) / Lei
Municipal nº 8292, de 05 de novembro de 2007 - Pune toda e qualquer forma de
discriminação em estabelecimentos e repartições públicas ou privadas em função
da orientação sexual e dá outras providências. (ebook) / Decreto Municipal nº
20.939/14 - Pune toda e qualquer forma de discriminação em estabelecimentos e
repartições públicas ou privadas em função da orientação sexual e dá outras
providências. (ebook)
Módulo II
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25-06-2014 - Aprova o
Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. (videoaulas/ebook) /
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20-12-1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. (videoaulas/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22-12-2017
- Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser
respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades no
âmbito da Educação Básica. (videoaulas/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4,
de 13-07-2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica. (videoaulas/ebook) / SOROCABA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Marco Referencial, 2012.
(ebook) / Deliberação CMESO nº 03 de 2018, de 16 de maio de 2018 - Fixa normas
para a oferta e o funcionamento da Educação Básica no Sistema Municipal de
Ensino do Município de Sorocaba.(*) Instituída pela Portaria CMESO n. 02/2018,
publicada no Jornal do Município de Sorocaba em 03 de julho de 2018. (ebook) /
Parecer CMESO nº 02/2011, de 22 de novembro de 2011 - Consulta sobre concepção
de educação infantil e necessidade de períodos destinados a férias e a recesso
em Instituições de Educação Infantil do
Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba. (ebook) / Deliberação CMESO nº
02/2009, de 08 de dezembro de 2009 - Fixa normas para os cursos de Jovens e
Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de
Sorocaba. (ebook)
Módulo III
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Especial - Política nacional de educação especial na perspectiva da
educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. (videoaulas/ebook) / BRASIL.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). (videoaulas/ebook)
/ Deliberação CMESO nº 01/2007, de 27 de março de 2007 - Homologada pela
Resolução SEDU/GS Nº 23, de 25 de abril de 2007 - Dispõe sobre o atendimento a
alunos cujo estado de saúde recomende atividades especiais de aprendizagem e
avaliação escolar. (ebook) / Deliberação CMESO nº 02/2008, de 28 de outubro de
2008 - Homologada pela Resolução SEDU/GS nº 31, de 06 de novembro de 2008 -
Dispõe sobre normas para o atendimento de alunos portadores de necessidades
educacionais especiais na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. (ebook) /
Parecer CMESO nº 03/2010, de 19 de outubro de 2010 - Atendimento Educacional
Especializado na rede Municipal de Ensino. (ebook) / Parecer CMESO nº 01/2012,
de 16 de outubro de 2012 - Processo CME de Sorocaba nº 02/2012. Assunto: Implantação
e Implementação de Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar.
(ebook)
Módulo IV
Deliberação CMESO nº 01/2009, de 23 de novembro de
2009 - Estabelece normas para simplificação de registros, arquivamento e
eliminação de documentos escolares. (ebook) / Deliberação CMESO nº 02/1999, de
26 de outubro de 1999 - Homologada pela Resolução SEC/GS – 69/99, de 03/11/99 -
Fixa Normas para a Operacionalização da Avaliação pela Escola para a
Classificação e Reclassificação dos Alunos nas Escolas da Rede Municipal de
Ensino. (ebook) / Deliberação CMESO nº 01/2001, de 26 de junho de 2001 - Dispõe
sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de
avaliação de alunos do Ensino Fundamental e Médio, regular e supletivo, do Sistema Municipal de Ensino.
(ebook)/ Deliberação CMESO nº 01 de 2013, de 03 de setembro de 2013 - Fixa
normas para a operacionalização da regularização da vida escolar de alunos das
escolas da rede municipal de ensino. (ebook)
Módulo V
Deliberação CMESO nº 01/2008, de 20 de maio de 2008
- Homologada pela Resolução SEDU/GS Nº 18, de 27 de maio de 2008 - Atualização
das Normas para Autorização e Funcionamento de Instituições privadas de
Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino do município de Sorocaba (revoga
a Delib. CME 02/2007 de 27/11/2007 e Delib. CME 01/99). (ebook)
Módulo VI
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma
escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
(ebook) / AQUINO, Júlio Groppa. Diferenças e preconceitos na escola.
Editora Summus, 1998. (ebook) / ARROYO, Miguel. Políticas educacionais e
desigualdades: à procura de novos significados. Educação e Sociedade, Campinas,
v.31, nº113, p. 1381-1416, out./dez. 2010.
(ebook) / CANDAU, Vera Maria (Org). Reinventar a escola. Petrópolis:
Vozes, 2007. (ebook) / CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações
propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis / RJ. Vozes. 24ª
Edição. 2015. (videoaulas/ebook) / TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho
docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações
humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. (videoaulas/ebook)
Módulo VII
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo:
Cortez, 2000. (videoaulas/ebook) / FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
(videoaulas/ebook) / MISKOLCI, Richard. Marcas da diferença no ensino escolar
(org.). São Carlos: EDUFACAR, 2010.
(ebook) / MONTEIRO, Letícia P., SMOLE, Katia S. Um caminho para atender
às diferenças na escola. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 36 nº 1,
2010. (ebook)
Módulo VIII
GUENTHER, Zenita. Capacidade e talento: um programa
para a escola. Editora EPU, 2006. (ebook) / MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos:
como construir uma escola para todos? São Paulo. Artmed, 2009. (ebook) / SILVA,
T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo
Horizonte: Autêntica, 1999. (videoaulas/ebook) / VASCONCELOS, Celso S.
Planejamento de ensino – aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 7ª Edição.
São Paulo: Libertad, 2000. (videoaulas/ebook)
Módulo IX
FERNANDES, Domingos. Avaliação, aprendizagens e
currículo: para uma articulação entre investigação, formação e práticas. 2012.
(ebook) / FREITAS, Luiz C. Avaliação educacional: caminhando na contramão.
Vozes, 6ª Edição. Petrópolis / RJ, 2014. (ebook) / LUCKESI, Cipriano C.
Avaliação em Educação – questões epistemológicas e práticas. Cortez
Editora. (videoaulas/ebook) / ROMÂO,
José Eustáquio. Avaliação dialógica – desafios e perspectiva. Editora Cortez,
1999. (ebook)
Módulo X
GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político
pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.
(ebook) / GANDIN, Danilo: Planejamento como prática educativa. São
Paulo. Loyola. 19ª Edição. 2011. (ebook)
/ PADILHA, Paulo R. Planejamento dialógico: como construir o PPP da escola. São
Paulo. Cortez. 9ª Edição. Instituto Paulo Freire, 2017. (ebook) / VEIGA, Ilma
Passos A. (org.). PPP da escola: uma construção possível. Campinas, SP.
Papirus, 29ªEdição, 2011. (videoaulas/ebook)
Módulo XI
LIBÂNIO, José Carlos. Organização e gestão da
escola: teoria e prática. 6ª Edição. São Paulo: Heccus, 2013.
(videoaulas/ebook) / LIMA, Erisevelton Silva. O diretor e as avaliações
praticadas na escola. Brasília / DF: Kiron, 2012. (ebook) / LÜCK, Heloisa. Gestão da Cultura e
do Clima organizacional da escola. Série Cadernos de Gestão. Vol. V.
(videoaulas/ebook) / MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. Editora Cortez, 2003. (ebook) / MURICI, Izabela Lanna; Chaves, Neuza.
Gestão para resultados na educação. São Paulo. Falcon. 2ª Edição, 2016. (ebook)
/ OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios
contemporâneos. Petrópolis / RJ. Vozes. 8ª Edição, 2013. (ebook) / PARO, Vitor
H. A gestão democrática da escola pública. São Paulo. Cortez. 4ª Edição. 2016.
(videoaulas/ebook) / SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da
educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas,
SP: Autores ASSOCIADOS, 2008. (videoaulas/ebook)
Módulo XII
REGO, T.C. Vygostsky: uma perspectiva
histórico-cultural da Educação. 24 Edição. São Paulo: Vozes, 2013 (ebook) /
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.). et. al Gestão escolar: enfrentando
os desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009.
(ebook)
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios
- Noções Básicas de Estatística: conteúdo
disponibilizado em formato PDF e exercícios