Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Pedagógicos e Legislação
MODULO I
BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil (1988). (Artigos 5º, 6º; 205 a 214). (vidoaulas/ebook) / BRASIL. Lei nº
8.069, de 13-07-1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente e dá
outras providências. (Artigos 1º a 6º; 15 a 18-B; 60 a 69). (videoaulas/ebook)
/ Decreto Municipal nº 22.120, de 28 de dezembro de 2015 - Dispõe sobre
regulamentação de estágio probatório, e dá outras providências. (ebook) / Lei
Municipal nº 8119, de 29 de março de 2007 - Dispõe sobre alteração de dispositivos
da lei nº 4.599, de 6 de setembro de 1994, que estabelece o quadro e o plano de
carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba e dá outras
providências. (ebook).
MÓDULO II
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20-12-1996 - Estabelece as
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (videoaulas/ebook) / BRASIL. Resolução
CNE/CEB nº 4, de 13-07-2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica. (videoaulas/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de
22-12-2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum
Curricular, a ser respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e
respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. (videoaulas/ebook) /
BRASIL, MEC, e CEB CNE. Diretrizes curriculares nacionais para a educação
infantil. Resolução CEB- CNE nº 01 (2010). (videoaulas/ebook) / Deliberação
CMESO nº 02/2009, de 08 de dezembro de 2009 - Fixa normas para os cursos de
Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de
Ensino de Sorocaba. (ebook)
MÓDULO III
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 -
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da
Pessoa com Deficiência). (videoaulas/ebook) / BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na
perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
(videoaulas/ebook) / BRASIL, MEC, CNE. Diretrizes Nacionais para a Educação em
Direitos Humanos. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. (ebook) / Deliberação CMESO
nº 01/2007, de 27 de março de 2007 - Homologada pela Resolução SEDU/GS Nº 23,
de 25 de abril de 2007 - Dispõe sobre o atendimento a alunos cujo estado de
saúde recomende atividades especiais de aprendizagem e avaliação escolar.
(ebook).
MÓDULO IV
Deliberação CMESO nº 02/1999, de 26 de outubro de
1999 - Homologada pela Resolução SEC/GS – 69/99, de 03/11/99 - Fixa Normas para
a Operacionalização da Avaliação pela Escola para a Classificação e
Reclassificação dos Alunos nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. (ebook) /
Deliberação CMESO nº 01/2001, de 26 de junho de 2001 - Dispõe sobre pedidos de
reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação de
alunos do Ensino Fundamental e Médio, regular
e supletivo, do Sistema Municipal de Ensino. (ebook)
MÓDULO V
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma
escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. (ebook) / FERREIRO, Emília. Com
todas as letras. São Paulo: Cortez, 2000. (videoaulas/ebook) / FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:
Editora Paz e Terra, 1996. (videoaulas/ebook) / HEYWOOD, Colin. Uma história da
Infância: da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente. Artmed. 2004.
(ebook) / MATURANA, H.R. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São
Paulo: Palas Athena, 2004. (ebook) / MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários
à educação do futuro. Editora Cortez, 2003. (ebook) / OLIVEIRA, Martha Kohl de.
Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo:
Scipione, 1995. (ebook)
MÓDULO VI
CORREA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que
tem a ver com você, professor? 2ª Edição. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
(ebook) / GADOTTI, M. Concepção dialética da educação. 16ª Edição. São Paulo:
Cortez, 2012. (ebook) / GATTI, B. A.:
BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, D.F:
UNESCO, 2009. (ebook) / MISKOLCI, Richard. Marcas da diferença no ensino
escolar (org.). São Carlos: EDUFACAR, 2010.
(ebook)
MÓDULO VII
PADILHA, Paulo R. Planejamento dialógico: como
construir o PPP da escola. São Paulo. Cortez. 9ª Edição. Instituto Paulo
Freire, 2017. (ebook) / RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma
docência da melhor qualidade. Editora Cortez, 2001. (videoaulas/ebook) / VEIGA,
Ilma Passos A. (org.). PPP da escola: uma construção possível. Campinas, SP.
Papirus, 29ª Edição, 2011. (videoaulas/ebook) / WEISZ, Telma. Diálogo entre
ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002. (videoaulas/ebook) / ZABALA,
Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
(videoaulas/ebook) / GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São
Paulo. Loyola. 19ª Edição. 2011. (ebook)
MÓDULO VIII
GUENTHER, Zenita. Capacidade e talento: um programa
para a escola. Editora EPU, 2006.
(ebook) / LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e
o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002. (videoaulas/ebook) / ROSEMBERG,
Fúlvia. Política de Educação Infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, V 43,
2013. da avaliação escolar. São Paulo:
Libertad, 1995. Revista Educação e Políticas em Debate – V. 2, n 2, p. 372-390,
jul./dez. 2013. (ebook) / ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs.). O
Sentido da Escola. 3 ed. Rio de Janeiro:DP&A, 2001. MARCUSCHI, Luiz
Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In.: DIONISIO, Angela
Paiva, MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora. (orgs.). 3 ed. - Rio
de Janeiro: Lucerna, 2005. (ebook)
MÓDULO IX
HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um
olhar sensível e reflexivo sobre a criança.Mediação. Porto Alegre, 2012.
(videoaulas/ebook) / FREITAS, Luiz C. Avaliação educacional: caminhando na
contramão. Vozes, 6ª Edição. Petrópolis / RJ, 2014. (ebook) / LUCKESI, Carlos
C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª Edição São Paulo:
Cortez, 2011. (videoaulas/ebook) / VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliação:
concepção dialética – libertadora da avaliação escolar. São Paulo: Libertad,
1995. Revista Educação e Políticas em Debate – V. 2, n 2, p. 372-390, jul./dez.
2013. (ebook)
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios
- Matemática: conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios