Composição
Módulo Língua Portuguesa e Dissertação (arquivos e videoaulas*)
* conforme disponibilização da plataforma
Leitura
e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não
literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das
palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo,
numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e
sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e
nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Módulo Matemática (arquivos e videoaulas*)
* conforme disponibilização da plataforma
Resolução
de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas
representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo
divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou
composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau;
Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície,
capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico;
Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria
– forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de
Tales.
Módulo I - Pedagógico e Legislação
Constituição Federal de 1988:
artigos 208 a 214. (arquivos e videoaulas) / Lei Federal nº 8.069/90 –
ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. (arquivos e
videoaulas) / Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. (arquivos e videoaulas) / Resolução CNE/CEB nº
5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. (arquivos e videoaulas) / BRASIL/MEC. Base
Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. (arquivos e videoaulas)
Módulo II - Pedagógico e Legislação
ARRIBAS, Teresa Lleixà.
Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar.
Porto Alegre: Artmed, 2004. (arquivo) / BARBOSA, Maria Carmen Silveira.
Projetos Pedaggicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.
(arquivo e videoaulas) / BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na
educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999.(arquivo) / BRASIL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação
infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.1, 2, 3.(arquivo) / CRAIDY, Carmen e
KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre:
Artmed Editora, 2001. (arquivo) / FONSECA, Lucia Lima da. O universo na
sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre:
Mediação, 2009. (arquivos e videoaulas) / FORMOSINHO, Julia Oliveira.
Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro.
Porto Alegre (arquivo) / HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora,
uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre:
Mediação, 2010. (arquivos e videoaulas) / KISHIMOTO, Tizuko Morchida.
(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,
2009. (arquivo) / OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do
professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015.(arquivo) /
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São
Paulo: Cortez, 2002. (arquivo) / PARO, Vitor Henrique. Qualidade do
ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. (arquivos e
videoaulas) / ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto
Alegre: Artmed, 1998. (arquivo)
Módulo III - Pedagógico e Legislação
EDWARDS, Carolyn; GANDINI,
Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2.
Porto Alegre: Artmed, 2015. (arquivos e videoaulas) / FERREIRA, Gláucia
de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexes na prática
Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. (arquivos e videoaulas)
Módulo IV - Pedagógico e Legislação
FERREIRO, Emília. Reflexões
sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.(arquivos e videoaulas) /
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto
Alegre: Artmed, 2008. (arquivos e videoaulas) / FONSECA, Vítor da.
Manual de observação psicomotora: significação psiconeurolgica dos
fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. (arquivos e videoaulas)
/ LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade
escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.(arquivos e videoaulas) /
MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e
infantil. São Paulo: Manole, 1991. (arquivos e videoaulas) / PORTILHO,
Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de
Janeiro: Wak, 2009. (arquivos e videoaulas) / TAILLE, Yves de La e
outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
São Paulo: Summus, 1992.(arquivos e videoaulas) / TEBEROSKY, Ana e
CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da
escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. (arquivos e videoaulas) / WALLON,
Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo:
Vozes, 1986.(arquivos e videoaulas)
Módulo V - Pedagógico e Legislação
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA,
Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura
visuais. São Paulo: Cortez, 2010. (arquivos e videoaulas) / MARTINS,
Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do
mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. (arquivo) /
MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006.
(arquivos e videoaulas) / REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria.
São Paulo: Fundação Samuel, 1992. (arquivo) / SILVA, Lucilene.
Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007.
(arquivo)
Módulo VI - Pedagógico e Legislação
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A
matemática na educação infantil: a teoria das inteligências mltiplas na
prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (arquivo) / SMOLE,
Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de
problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. (arquivos e
videoaulas) / PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na
educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto
Alegre: Artmed, 2006. (arquivo).