CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de
diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e
antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes
de palavras: substantivo, adjetivo,
numeral, pronome, verbo,
advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às
relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal
e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática: Resolução de
situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas
representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo
divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou
composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau;
Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície,
capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico;
Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria
– forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de
Tales.
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: ARRIBAS, Teresa
Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização
escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda
Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais.
São Paulo: Cortez, 2010. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos
Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. BASSEDAS,
Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre:
Artmed,1999. CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra
que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. EDWARDS, Carolyn;
GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e
2. Porto Alegre: Artmed, 2015. FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.).
Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. FERREIRO, Emília. Reflexões
sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. FONSECA, Lúcia Lima da. O
universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos.
Porto Alegre: Mediação, 2009. FONSECA, Vitor da . Desenvolvimento
Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. FONSECA, Vítor
da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos
fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. FORMOSINHO, Julia
Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o
futuro. Porto Alegre: HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma
prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre:
Mediação, 2010. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. LACERDA, C. B.;
ALBRES, N. A.; DRAGO, S. L. Política para uma educação bilíngue e
inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. In: Educação e
Pesquisa: revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, n. 39, p.
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na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. MARTINS, Mirian
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poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. MEC – MINISTÉRIO
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Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3. MEREDIEU, Florence de. O desenho
infantil.. São Paulo: Cultrix, 2006. MEUR, A. de. Psicomotricidade:
educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole,
1991. OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na
educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. OLIVEIRA, Zilma Ramos.
Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e
nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São
Paulo: Xamã, 2000. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias,
estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. REGO, Teresa
Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992.
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infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1996. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e
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Alegre: Artmed, 2003. TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky,
Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da
leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. WALLON, Henri: Uma
concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes,
1986.ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
Legislação: Constituição Federal de 1988: artigos 208 a
214. Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a
59 e 131 a 137. Lei Federal n.º 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Resolução CNE/CEB n.º 5/09 e Parecer CNE/CEB
n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Introdução (p. 7 – 21);
A Etapa da Educação Infantil (p. 35 – 55).
Legislação municipal: Lei n.º 6.058/2005 – Dispõe sobre a estrutura,
organização e funcionamento da carreira e remuneração do magistério
público do município de Guarulhos - Atualizada pelas Leis n.º
6.122/2006, 6.338/2007, 6711/2010 e 6839/2011. Lei n.º 7.598/2017 –
Aprova o Plano de Educação da Cidade de Guarulhos – PME para o período
de 2017/2027.