(11) 5575.0769 (11) 96066-8846
cursao@cursaosantarita.com.br
14/12/2018
Edital Publicado!!!
Prefeitura de São Caetano do Sul publicou na data de hoje o edital para concurso publico para diversas áreas.
PREFEITURA MUNICIPAL
DE SÃO CAETANO DO SUL - SP
CONCURSO PÚBLICO
EDITAL NÚMERO 002/2018
O Concurso Público
será regido pelo presente Edital sob responsabilidade da empresa Dédalus
Concursos [www.dedalusconcursos.com.br]
As inscrições poderão
ser realizadas a partir de 14/12/2018 até 13/01/2019 às 23h59.
As provas objetivas
para todos os empregos públicos terão duração máxima de 3h00 (três horas). O
candidato somente poderá ir embora após 1h30 (uma hora e trinta minutos)
contada a partir do efetivo início das provas.
Realização das Provas
Objetivas (datas previstas)
03/02/2019
10/02/2019
17/02/2019
PROFESSOR NÍVEL I –
EDUCAÇÃO INFANTIL (CR = 70)
Processos de ensino e
aprendizagem: conceituação apropriação e elaboração de conceitos científicos,
procedimentos metodológicos e teoria da atividade; A infância e sua
singularidade na educação básica: infância, brincadeira, ludicidade,
desenvolvimento e aprendizagem; Avaliação da aprendizagem: conceitos e
procedimentos; Os referenciais curriculares nacionais da educação infantil;
Diretrizes curriculares nacionais da educação infantil; Papel do professor de
educação infantil; Tendências pedagógicas, segundo os autores: Vygotsky,
Piaget, Paulo Freire, Dermeval Saviani, Emília Ferreiro e seus seguidores;
Conceitos da primeira infância; Literatura infanto-juvenil; Ludicidade;
Letramento na infância; Psicomotricidade. Cuidado e educação; Projetos de
ensino na educação infantil; Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva. Desenvolvimento da inteligência. Estágios do
desenvolvimento da criança. O processo de socialização. A Educação Infantil na
Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
PROFESSOR NÍVEL I –
ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO) (CR=30)
Processos de ensino
aprendizagem: conceituação apropriação e elaboração de conceitos científicos;
Mediação professor-aluno, procedimentos metodológicos e teoria da atividade.
Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento; A infância e sua singularidade
na educação básica: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e
aprendizagem; Direitos de aprendizagem do aluno. Sequências didáticas; Projetos
de ensino nas séries iniciais; Diretrizes curriculares nacionais do ensino fundamental
I; Tendências pedagógicas, segundo os autores: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire,
Dermeval Saviani, Emília Ferreiro e seus seguidores. Concepções de Educação e
Escola. Função social da escola e compromisso social do educador.
Ética no trabalho
docente. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto
Político-Pedagógico. Gestão participativa na escola. A construção do
conhecimento na escola. Conceito e diferenças entre: hipóteses de escrita,
hipóteses de leitura, estratégias de leitura e de heterogeneidade; Metodologias
diferenciadas na sala de aula para atender especificidades sobre as demandas de
aprendizagem; Eixos temáticos de língua portuguesa: oralidade, leitura,
escrita, produção textual, valorização da cultura escrita, alfabetização,
letramento e gêneros textuais orais e escritos; Processo de avaliação:
avaliação diagnóstica, avaliação do/no processo de alfabetização e letramento.
Plano de aula. Os campos conceituais da Matemática: numéricos, algébricos,
geométricos e tratamento da informação; Política Nacional de Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva. O Ensino Fundamental (anos iniciais) na
Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
PORTUGUÊS - ENSINO
SUPERIOR COMPLETO
A Comunicação:
linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos;
Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; A Língua: norma
culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão:
ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras
de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, parônima; polissemia e
ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes
de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos,
pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e
subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase;
sintaxe de colocação.
Sentido denotativo e
conotativo (figurado). Vícios de linguagem.
MATEMÁTICA – NÍVEL
SUPERIOR
Estruturas lógicas,
lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números relativos inteiros e
fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum
e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais,
propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus;
Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Funções do 1º e 2º grau; Estudo do
triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de
triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de
Pitágoras; Ângulos; Geometria – Área, Volume e Perímetro; Sistema de medidas de
tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e
proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples -
juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada;
Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Números Primos.
Problemas envolvendo os itens do programa proposto
CONHECIMENTO GERAIS –
COMUM PARA TODOS OS EMPREGOS PÚBLICOS
Conhecimentos de
assuntos relevantes de diversas áreas, tais como: atualidades, Brasil,
Exterior, política, economia, esporte, turismo, sociedade, cotidiano, saúde,
educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento
sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações. História e
geografia do Município, Estado e do Brasil.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Lei nº 9.394/96 que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.005/14 aprova
o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Constituição
Federal de 1988 - CAPÍTULO III - Seção I - DA EDUCAÇÃO – artigos 205 ao 214.
Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. PLANO MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL – 2015/2024
*****
AUXILIAR DE PRIMEIRA
INFÂNCIA (VAGAS: 92 sendo AC=87 PPD=5 + CR=600)
A organização do tempo
e do espaço em educação infantil. Cuidados essenciais com a criança: alimentação,
repouso, higiene e proteção. Jogos e brincadeiras infantis. Gêneros literários
infantis. Princípios que fundamentam as práticas na educação infantil. Crianças
com necessidades educativas especiais. Noções de puericultura. Brinquedos e
brincadeiras de creches - Manual de Orientação Pedagógica - MEC com apoio da
UNICEF. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva - MEC. Relações humanas no trabalho. Postura profissional e
apresentação pessoal. Base Nacional Comum Curricular – BNCC / Secretaria de
Educação Básica - Brasília, MEC, SEB, 2017. (p. 33-54). Lei nº 8.069, de 13 de julho
de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – (ECA). Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Constituição Federal:
Artigo nº 5 (dos direitos e deveres individuais e coletivos), Artigo nº 205 ao
nº 214 (da educação). PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL –
2015/2024
PORTUGUÊS - ENSINO
MÉDIO COMPLETO
Compreensão e
interpretação de frases, palavras ou textos; encontros vocálicos e
consonantais; ortografia; acentuação gráfica; sinais de pontuação: ponto, ponto
de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos, travessão, vírgula, etc.;
emprego das classes de palavras; análise sintática; sinônimos e antônimos;
Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência
de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos; Concordância Nominal;
regência nominal e verbal, crase; colocação pronominal; classificação dos
termos da oração; período composto por coordenação; período composto por
subordinação; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que;
Objeto direto e Indireto.
MATEMÁTICA – NÍVEL
MÉDIO
Estruturas lógicas,
lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números inteiros: operações e
propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações
e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação
de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e
capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico.
Resolução de situações problema. Estudo do triângulo retângulo; relações
métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações
trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos;
Geometria - Área, Volume e Perímetro; Sugestão Bibliográfica Livros e apostilas
inerentes a área.
CONHECIMENTO GERAIS –
COMUM PARA TODOS OS EMPREGOS PÚBLICOS
Conhecimentos de
assuntos relevantes de diversas áreas, tais como: atualidades, Brasil,
Exterior, política, economia, esporte, turismo, sociedade, cotidiano, saúde,
educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento
sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações. História e geografia
do Município, Estado e do Brasil.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Lei nº 9.394/96 que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.005/14 aprova
o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Constituição
Federal de 1988 - CAPÍTULO III - Seção I - DA EDUCAÇÃO – artigos 205 ao 214.
Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. PLANO MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL – 2015/2024
Link para o edital
https://cdn.gestoreditais.com.br/edital/82/1989/9f1d2d9f9f3bbdb1dac4c9a3d541beec.pdf
Fonte: Cursão Santa Rita