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07/02/2019
Prefeitura do Rio de Janeiro publicou edital de Concurso Público para provimento de cargos de Professor Adjunto de Educação Infantil do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
O edital prevê 1.652 vagas distribuídas na rede pública municipal.
O vencimento inicial é de R$2.455,35 para jornada de trabalho de 40 horas semanais; podendo chegar a R$4.364,83 dependendo do tempo de serviço e titulação.
O Professor Adjunto irá atuar em unidades da rede pública municipal de ensino em turmas de Educação Infantil (crianças de até 5 anos e 11 meses de idade).
As inscrições serão recebidas das 10h do dia 04/02/2019 até às 23h 59min do dia 22/02/2019 (horário de Brasília), incluindo sábados, domingos e feriados, somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcurso
Qualificação Exigida (Escolaridade)
- Nível Médio - Curso Modalidade Normal;
- Curso Normal Superior;
- Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para docência na Educação Infantil.
Curso preparatório:
Modalidade: EaD
Investimento: R$135,00
Disponibilização de conteúdos contidos
no Anexo Único do Edital em formato PDF e de videoaulas.
LÍNGUA PORTUGUESA (disponibilizado em PDF e questões
on-line)
1. Compreensão de
textos contemporâneos.
1.1 Localização
de informações explícitas e implícitas no texto.
1.2 Significado
de vocábulos e expressões em função do contexto.
1.3 Uso
significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto.
1.4 Denotação e
conotação – figuras de linguagem.
2. Estrutura e
formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras.
2.1 Valor
semântico de elementos mórficos.
2.2 Uso e função
do artigo, dos pronomes e numerais.
2.3 Valor
substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses.
2.4 Emprego de
preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito.
3. Relações de sentido entre segmentos do texto.
4. Variação
linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação.
5. Ortografia.
5.1 Emprego de
letras.
5.2 Acentuação
gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico).
6. Flexão verbal
– valor semântico de tempos e modos.
6.1 Correlação
entre tempos verbais.
6.2. Concordância
verbal.
7. Concordância
nominal.
8. Regência
nominal e verbal – o fenômeno da crase.
9. Uso e função
dos sinais de pontuação.
OBS: A prova
priorizará a consciência no uso da língua escrita padrão e, não, a nomenclatura
gramatical.
MATEMÁTICA (disponibilizado em PDF e questões on-line)
1. Números reais:
Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão.
2.
Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
3.
Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.
4. Sistema Legal
de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.
5. Princípio
Multiplicativo.
6. Volumes dos
principais sólidos geométricos.
7. Conservação,
redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando
malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
8. Relacionar
figuras tridimensionais com suas respectivas planificações.
9. Reconhecer
arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
LEGISLAÇÃO (disponibilizados após 18/02/19 em PDF, videoaulas
e questões on-line)
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei
nº 9394, Brasília, 1996.
_________.
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção
I, 1988.
_________. Emenda
constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009.
_________.
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990.
_________.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília:
MEC, SEB, 2010.
_________. Lei nº
13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e respectivas
estratégias - Brasília, 2014.
_________.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum
Curricular/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB.
RIO DE JANEIRO.
Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE
JANEIRO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (prova objetiva
e discursiva)
(disponibilizados após 18/02/19 em PDF, videoaulas e
questões on-line)
1. Práticas e
concepções de Educação Infantil.
2. Currículo na
Educação Infantil.
3. Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil.
4. Observação e registro
na Educação Infantil.
REFERÊNCIAS:
HORN, Maria da
Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre:
Penso, 2017.
OSTETTO, Luciana
Esmeralda. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores.
Campinas: Papirus, 2012
_________.
Registros na Educação Infantil. Pesquisa e prática pedagógica. Campinas:
Papirus, 2018.
RAMOS, Zilma.
Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RIO DE JANEIRO.
Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2010.
_________.
Orientações para profissionais da Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2010.
_________.
Planejamento na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de
Janeiro, 2011.
_________.
Orientações para organização da sala na Educação Infantil: ambiente para a
criança criar, mexer, interagir e aprender. Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro, 2013.
_________. A
avaliação na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de
Janeiro, 2013.
_________.
Orientações ao professor de Pré-escola I e II. Secretaria Municipal de Educação
do Rio de Janeiro, 2013.
_________. O
fazer das artes plásticas na Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2012.