(11) 5575.0769 (11) 96066-8846
cursao@cursaosantarita.com.br
28/05/2019
COORDENADOR PEDAGÓGICO PMSP
Inscrições:
04/06 a 05/07/19
Prova
Objetiva e Dissertativa: 01/09/19
Prova
de Títulos: 08/09/19
ANEXO
V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA
A
legislação, para todos os cargos, deve ser considerada com as alterações e
atualizações vigentes até a data da publicação do edital. Legislação com
entrada em vigor após a publicação do edital poderá ser utilizada, quando
superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à
avaliação para o cargo.
ENSINO
SUPERIOR COMPLETO
CONHECIMENTOS
GERAIS
Publicações
Institucionais
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
Disponível
em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51031.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. Indicadores de qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo:
SME/DOT, 2016. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/35117.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Arte. 2. ed. São Paulo: SME/COPED,
2019. p. 10-71. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50636.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências da Natureza. 2. ed. São
Paulo: SME/COPED, 2019. p. 63-86.Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50633.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Educação Física. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 62-75. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50635.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Geografia. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 62-88. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50634.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: História. 2. ed. São Paulo: SME/COPED,
2019. p. 62-72. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50632.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação.Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 62-71. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50627.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação.Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 64-94. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50628.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 62-81. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50629.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Tecnologias para Aprendizagem. 2. ed.
São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 62-85. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50630.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Orientações didáticas do Currículo da Cidade: Coordenação Pedagógica. 2. ed.
São Paulo: SME/COPED,2019.Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50729.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Portuguesa para surdos. São
Paulo: SME/COPED, 2019. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51128.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais. São Paulo:
SME/COPED, 2019. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51127.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Arte. São Paulo: SME/COPED,
2019. p. 11-91. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51188.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Ciências Naturais. São
Paulo: SME/COPED, 2019. p. 67-91. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51185.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Educação Física. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 67-78. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51136.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Geografia. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 67-99. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51187.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: História. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p.67-92. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51186.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Língua Inglesa. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 68-81. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51135.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Língua Portuguesa. São
Paulo: SME/COPED, 2019. p. 68-89. Disponível em http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51183.pdf
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Matemática. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 68-83. Disponível em http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51184.pdf
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Tecnologias para a
Aprendizagem. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 68-92.Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51182.pdf
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Orientações ao projeto de apoio pedagógico: recuperação paralela. São Paulo:
SME/COPED, 2018. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/47546.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Documento orientador para sondagem de Matemática: Ciclo de Alfabetização e
Interdisciplinar: Ensino Fundamental. São Paulo: SME/COPED, 2018. Disponível
em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/48732.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Documento orientador para sondagem de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental.
São Paulo: SME/COPED, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. IDEB: definições e
sugestões para estudos nos horários coletivos de formação. São Paulo: SME,
2018.
Disponível
em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/48725.pdf.
MAGISTÉRIO:
Gestão: articulando esforços para uma educação de qualidade. São Paulo:
SME/COPED, n. 5, 2018. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50611.pdf.
Legislação
Federal
BRASIL.
[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF, 1988. Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
BRASIL.
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Artigos 53 a 59 e 136
a 137.
BRASIL.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL.
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -
PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.
BRASIL.
Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017.
Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser
respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no
âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017.
BRASIL.
Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.
Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília,
DF, 2018.
BRASIL.
Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/02, de 18 de fevereiro de 2002.
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da
Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Brasília, DF, 2002.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.
BRASIL.
Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional
sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo.
Brasília, DF, 2009.
BRASIL.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da
pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF,
2015. Cap. I e Cap. IV.
BRASIL.
Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial
da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008.
BRASIL.
Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial;
altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de
1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003.
Brasília, DF, 2010.
Legislação
Municipal
SÃO
PAULO (Município). Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI, Capítulo
1, artigos 200 a 211. São Paulo, 1990.
SÃO
PAULO (Município). Lei nº 8.989, de 29 de outubro de 1979. Estatuto dos
Funcionários Públicos do Município de São Paulo. São Paulo, 1979.
SÃO
PAULO (Município). Instrução Normativa SME nº 2, de 06 de fevereiro de 2019.
Dispõe sobre os registros na Educação Infantil. São Paulo, 2019.
SÃO
PAULO (Município). Retificação - Instrução Normativa SME nº 26, de 11 de
dezembro de 2018. Altera a Instrução Normativa SME nº 26/2018, que dispõe sobre
a organização dos Projetos de salas de leitura, espaços de leitura, núcleos de
leitura, de laboratórios de informática educativa. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Instrução Normativa SME nº 22, de 11 de dezembro de 2018.
Dispõe sobre a organização das unidades de educação infantil, de ensino
fundamental, de ensino fundamental e médio e dos centros educacionais
unificados da rede municipal de ensino para o ano de 2019. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Instrução Normativa SME nº 25, de 11 de dezembro de 2018.
Dispõe sobre a organização do Projeto de Apoio Pedagógico Complementar –
Recuperação
bem
como sobre a indicação de docentes para exercerem as funções de professor de
apoio pedagógico – PAP e Professor Orientador. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Orientação Normativa SME nº 01, 06 de fevereiro de 2019.
Dispõe sobre os registros na Educação Infantil. São Paulo, 2019.
SÃO
PAULO (Município). Republicação - Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de
setembro de 2018. Reorienta o Programa "São Paulo Integral" nas
EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da RME. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Retificação - Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de
setembro de 2018. Reorienta o Programa "São Paulo Integral" nas
EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da RME. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Institui no
âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação
Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. São Paulo, 2016.
SÃO
PAULO (Município). Portaria nº 8.764, de 23 de dezembro de 2016. Regulamenta o
Decreto nº 57.379/2016 que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política
Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. São
Paulo, 2016.
SÃO
PAULO (Município). Decreto nº 58.526, de 23 de novembro de 2018. Institui o
Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR. São Paulo, 2018.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
Livros
e artigos
ALMEIDA,
L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o atendimento à
diversidade. São Paulo: Loyola, 2015.
BARBOSA,
Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na
Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BENTO,
Maria Aparecida (org) Educação infantil, igualdade racial e diversidade:
aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Centro de Estudos das Relações de
Trabalho e Desigualdades. CEERT, 2011.
DIETRICH,
Ana Maria; HASHIZUME, Cristina Miyuki. Direitos Humanos no chão da escola.
Santo André: UFABC, 2017.
DOMINGUES,
I. O coordenador pedagógico e a formação do docente na escola. São Paulo:
Cortez, 2015.
FALK,
J. Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. Araraquara: Junqueira
e Marin Editora, 2004.
FERNANDES,
Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em
Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, set./dez. 2008.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed.
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FOCHI,
Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no bercário?: comunicação, autonomia e
saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso,
2015.
FUJIKAWA,
Mônica Matie. A coordenação pedagógico e a questão do registro. In: ALMEIDA,
Laurinda Ramalho; SOUZA, Vera Maria Nigro de. (Org.) O coordenador pedagógico e
as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2012. p. 127-142.
GATTI,
Bernardete A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação
Educacional, São Paulo, n. 27, jan./jun. 2003.
LACERDA,
C. B. ; ALBRES, N. A. ; DRAGO, S. L. Política para uma educação bilíngue e
inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educação e Pesquisa:
revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, n. 39, p. 65-80, 2013.
LIBÂNEO,
J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo:
Heccus, 2015. Cap. 6, 7 e 14.
MELLO,
S. A.; BARBOSA, M. C.; FARIA, A. L. G. de (Org.). Documentação pedagógica:
teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
MOREIRA,
A.; SILVA JUNIOR, P. M. da. Conhecimento escolar nos currículos das escolas
públicas: reflexões e apostas. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p.
489-500, set./dez. 2017.
OLIVEIRA,
A. A. S.; FONSECA, K. A.; REIS, M. R. Formação de professores e práticas
educacionais inclusivas. Curitiba: CRV,2018. Cap. 1 e 4.
OSTETTO,
Luciana Esmeralda (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática
pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017.
SACRISTÁN,
José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani
F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA,
J. L. ; Pereira, P. C. (Org.) Educação de jovens e adultos: reflexões a partir
da prática. Rio de Janeiro: Wak, 2015.
STACCIOLI,
Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas, SP: Autores
Associados, 2013.
TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNESCO.
Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de
aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197.
**********************
AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO PMSP
Inscrições:
04/06 a 05/07/19
PROVA
PREVISTA:01/09/19 - Aplicação das Provas
(Objetivas e Dissertativas)
08/09/19
- Aplicação da Prova de Títulos
ANEXO
VI – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA
A
legislação, para todos os cargos, deve ser considerada com as alterações e
atualizações vigentes até a data da publicação do edital. Legislação com
entrada em vigor após a publicação do edital poderá ser utilizada, quando
superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à
avaliação
para o cargo.
ENSINO
MÉDIO COMPLETO
CONHECIMENTOS
GERAIS
Língua
Portuguesa
Leitura
e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
Relações
entre textos: verbais e não verbais.
Sinônimos
e antônimos.
Sentido
próprio e figurado das palavras.
Pontuação.
Classes
de palavras – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem:
substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e
conjunção.
Concordância
verbal e nominal.
Regência
verbal e nominal.
Voz
Ativa e Passiva.
Colocação
pronominal.
Crase.
Matemática
Resolução
de situações-problema envolvendo os seguintes conteúdos:
1.
Sistema de numeração decimal, problemas do campo aditivo (adição e subtração) e
multiplicativo (multiplicação e divisão), números racionais e regra de três
simples.
2.
Localização e deslocamento. Formas espaciais e planas.
3.
Medidas de tempo, massa e temperatura; perímetro, área; transformações de
unidades de medida, sistema monetário.
4.
Leitura de gráficos de barras ou colunas e tabelas simples.
5.
Funções polinomiais do 1º e 2º graus.
Noções
de Informática
1.
Noções de hardware.
2.
Noções de sistema operacional (ambiente Windows).
3.
Edição de textos, planilhas e apresentações (Office 365).
4.
Uso de Internet: navegador; recursos do navegador; busca na Internet; uso de
ferramenta de mensagem eletrônica (e-mail, antispam e listas).
5.
Noções de segurança (senhas, prevenção de vírus e outros códigos maliciosos,
antivírus, SPAM e antispam, cópias de segurança).
Legislações
e Publicações Institucionais
LEGISLAÇÃO
FEDERAL
BRASIL.
[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF, 1988. Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
BRASIL.
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Artigos 53 a 59; 136
a 137.
BRASIL.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. (redação atualizada)
BRASIL.
Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional
sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo.
Brasília, DF, 2009.
BRASIL.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da
pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF,
2015. Cap. I e Cap. IV.
BRASIL.
Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial;
altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de
1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003.
Brasília, DF, 2010.
BRASIL.
Resolução CEB/ CNE nº 5 de 17 de dezembro de 2009. Disponível em:
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=112015
LEGISLAÇÃO
MUNICIPAL
SÃO
PAULO (Município). Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI, Capítulo
1, artigos 200 a 211. São Paulo, 1990.
SÃO
PAULO (Município). Lei nº 8.989, de 29 de outubro de 1979. Estatuto dos
Funcionários Públicos do Município de São Paulo. São Paulo, 1979.
SÃO
PAULO (Município). Instrução Normativa SME nº 22, de 11 de dezembro de 2018.
Dispõe sobre a organização das unidades de educação infantil, de ensino
fundamental, de ensino fundamental e médio e dos centros educacionais
unificados da rede municipal de ensino para o ano de 2019. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Republicação - Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de
setembro de 2018. Reorienta o Programa "São Paulo Integral" nas
EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da RME. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Retificação - Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de
setembro de 2018. Reorienta o Programa "São Paulo Integral" nas
EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da RME. São Paulo, 2018.
SÃO
PAULO (Município). Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Institui no
âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação
Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. São Paulo, 2016.
SÃO
PAULO (Município). Portaria nº 8.764, de 23 de dezembro de 2016. Regulamenta o
Decreto nº 57.379/2016 que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política
Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. São
Paulo, 2016.
SÃO
PAULO (Município). Portaria nº 8.824, de 30 de dezembro de 2016. Institui, no
âmbito da Secretaria Municipal de Educação, o “Projeto Rede”, integrando os
serviços de Apoio para educandos e educandas, público-alvo da Educação
Especial, nos termos do Decreto nº 57.379, de 13/10/16, e dá outras providências.
SÃO
PAULO (Município). Decreto nº 58.526, de 23 de novembro de 2018. Institui o
Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR. São Paulo, 2018.
PUBLICAÇÕES
INSTITUCIONAIS
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 11 – 62.
Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51031.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 12-60. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50628.pdf.
SÃO
PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Língua Portuguesa. São
Paulo: SME/COPED, 2019. p. 38-48. Disponível em
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51183.pdf
SÃO
PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Especial:
Língua
Brasileira de Sinais. – São Paulo: SME/ COPED, 2019. 168 p.: il, p. 65-72.
Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51127.pdf.
SÃO
PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Portuguesa para Surdos. – São
Paulo: SME / COPED, 2019. 184p.: il, p. 65-72. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51128.pdf.
UNESCO.
Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de
aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197.